Qual é a melhor cadeira elevatória? Esta é sem dúvida uma das perguntas que podemos fazer no momento de nos decidirmos por um ou outro modelo.
Graças ao avanço da tecnologia das cadeiras elevatórias, hoje podemos escolher uma grande variedade de tipos. Todos eles capazes de atingir o seu objetivo principal, que não é outro senão eliminar as barreiras arquitetónicas.
No entanto, é normal sentir-se perdido entre tantos tipos, modelos e opções disponíveis quando se refere a este tipo de cadeiras elétricas para subir escadas. Então, qual é a melhor cadeira elevatória? Para resolver esta questão, deve-se considerar que todas as cadeiras são úteis para subir e descer escadas, mas as diferenças podem ser encontradas em características como modelos, acabamentos ou adição de extras ou opcionais.
Portanto, a melhor cadeira elevatória depende muito do ambiente em que será instalada e das necessidades particulares do utilizador. Para saber mais qual é a opção mais adequada, de acordo com cada caso específico, existem duas abordagens principais: onde será instalada? E como é a escada onde será feita a instalação?
Cadeira elevatória para interior ou ao ar livre
Embora as cadeiras para o interior ou exterior tenham o mesmo design e funcionalidade, não são iguais de todo. O motivo é que as cadeiras projetadas para a intempérie são construídas com materiais resistentes para serem instalados ao ar livre e, portanto, com as inclemências do clima.
Este ponto é de grande importância, pois influenciará na durabilidade cadeira elevatória. Nenhuma cadeira elevatória é comprada com a intenção de uma curta duração, mas destina-se a durar o maior tempo possível. Algo que acontecerá como é evidente se se tiver materiais adequados para o ambiente específico em que a cadeira será instalada.
Cadeira elevatória para percurso reto ou com curva
Também é importante determinar qual a melhor cadeira elevatória, o tipo de escada onde será instalada. Existem escadas retas e escadas com curvas ou em forma de caracol, sendo as duas últimas as de maior complexidade.
Mas, igualmente, existe o fator que todas as cadeiras são fabricadas à medida da escada do apartamento ou da casa onde a cadeira será instalada.
É conveniente indicar que um modelo adequado para ser instalado num lance de escada reto, sem alterações de inclinação, é muito mais fácil de fabricar; portanto, mais económico, no entanto, os modelos que devem transpor alterações de inclinação ou fazer curvas têm uma maior complexidade e, portanto, um maior custo económico.
Neste aspeto, temos que, embora uma cadeira adequada para escadas curva também se possa adaptar a uma escada retas, o mesmo não acontece ao contrário.
Extras para cadeiras elevatórias
Outro detalhe que não se pode deixar de responder são os extras ou as opções para cadeiras elevatórias.
Em muitos casos, este tipo de acessório é necessário para se adaptar às necessidades individuais de cada utilizador ou instalação. Por exemplo, existe a opção de solicitar um modelo para substituir o cinto de segurança por um arnês para maior agarre. Também se pode solicitar um kit de peso extra, para que a cadeira seja capaz de suportar uma carga maior.
Da mesma forma, existem extras que representam uma melhoria no conforto e na funcionalidade do utilizador, como acrescentar que a cadeira tem um giro automática no final do percurso, o que facilita na manobrabilidade e autonomia da cadeira.
Outro detalhe muito útil é a instalação de uma guia com uma seção articulada localizada no final da guia. Isso facilita a instalação da cadeira, mesmo quando a casa tem uma porta próxima à escada, o que acaba tornando a guia um obstáculo irritante. Ao instalar uma guia articulada, obteremos a capacidade de sempre estar dobrada e, portanto, sem dificultar a passagem pela porta, exceto quando a cadeira for necessária, que será quando a guia se desdobrará automaticamente para concluir o percurso.
Outras opções disponíveis são os assentos reduzidos ou até a possibilidade de uma posição semi-sentada, ideal para superar escadas muito estreitas, onde não seja possível outra opção devido ao pouco espaço disponível.