As cadeiras elevatórias para idosos são uma das principais opções para melhorar a mobilidade das pessoas idosas que têm dificuldade em subir e descer escadas em casa.
Estas inovações são especificamente concebidas para transportar pessoas idosas (ou com problemas de mobilidade) entre os diferentes níveis de uma casa. São instalados ao longo das escadas e permitem que o utilizador, sentado confortavelmente, se desloque pelas escadas, evitando quedas e acidentes em locais onde a segurança é fundamental.
Vantagens para os idosos
As vantagens de instalar uma cadeira elevatoria para uma pessoa idosa são muitas, mas as principais são as seguintes:
- Melhoram a mobilidade em casa e proporcionam segurança ao subir e descer escadas.
- O seu funcionamento é simples e intuitivo, adaptado para proporcionar a máxima autonomia na poupança de escadas para os idosos.
- Adaptam-se à grande maioria das escadas, tanto no interior como no exterior.
- A cadeira ocupa um espaço mínimo nas escadas e pode ser completamente dobrada quando já não estiver a ser utilizada.
- O preço de uma cadeira elevatória é inferior ao de outros elevadores ou ao custo de efetuar reformas ou obras em casa na maioria dos casos .
- Instalação rápida e sem complicações. A maior parte das cadeiras demora apenas algumas horas a ser instalada e as mais complexas requerem, no máximo, um ou dois dias de instalação.
Requisitos de instalação
Uma das principais caraterísticas das cadeiras elevatórias para idosos é o facto de terem poucos requisitos de instalação.
Ao contrário de outras soluções, não é necessário efetuar obras ou alterações na escada. Este facto não só reduz o custo final, como também permite uma instalação rápida e sem complicações. O único requisito adicional é uma tomada eléctrica numa das extremidades do percurso da cadeira elevatoria, que alimentará a cadeira elevadora. Se já existir uma tomada eléctrica nas proximidades, isto será facilmente resolvido.
Além disso, é essencial ter uma largura mínima de escadas para efetuar a instalação. No caso de escadas rectas, esta largura deve situar-se entre 65 e 70 cm, consoante o fabricante. Para as escadas curvas, escadas em espiral ou escadas com degraus deslocados em forma de hélice, a largura mínima recomendada é de 70 a 75 cm.
Por último, é necessário um patamar no piso inferior com, pelo menos, cerca de 70 cm. Este espaço é essencial para permitir o nivelamento da cadeira elevatoria, para facilitar o acesso do utilizador e para servir de área de estacionamento para a cadeira de rodas.
Preço das cadeiras elevatórias
Nos últimos anos, o preço das cadeiras elevatórias para idosos diminuiu consideravelmente. O aumento da escolha e as melhorias tecnológicas contribuíram para esta tendência.
A adaptabilidade das cadeiras elevatórias para idosos permite uma ampla gama de preços, influenciada pelo tipo de escada, o seu comprimento, o modelo e a empresa de instalação.
A opção mais económica é geralmente a cadeira elevatória para um único lanço de escada reto, sem patamares ou curvas, com um preço que varia geralmente entre 2.500 e 3.500 euros.
Para escadas com vários lanços e curvas, são necessários modelos mais complexos, o que aumenta o custo. Estas cadeiras elevatórias devem ser adaptadas às mudanças de inclinação e a sua guia é feita à medida, o que aumenta o preço final.
Para referência, o custo destas cadeiras elevatórias começa em cerca de 5.500 euros, variando consoante o comprimento, o número de curvas e a empresa instaladora.