Cadeiras elétricas para subir escadas: Preço e instalação

As cadeiras elétricas para subir escadas fazem parte das ajudas técnicas disponíveis para melhorar a mobilidade, estas fornecem um auxílio que muitas vezes não possui um valor quantificável no dia a dia das pessoas que têm dificuldades para subir escadas, devido a idade avançada ou padecer de algum tipo de mobilidade reduzida.

O que são as cadeiras elétricas para subir e descer escadas?

Cadeiras elétricas para subir escadas
Cadeiras elétricas para subir escadas

Para a pergunta o que são as cadeiras elétricas para subir e descer escadas? Temos que estão formadas por um dispositivo mecânico que ajuda a subir e descer escadas, tão simples quanto isso. Basicamente, as cadeiras elevatórias estão formadas por uma calha e a própria cadeira, que se move guiada sobre a calha seguindo o trajeto e a forma das escadas. Esta calha encontra-se fixa diretamente sobre a escada a ser salva, na parede ou no próprio chão com fixações especiais.

As cadeiras para subir e descer escadas têm uma operação simples, basta manter pressionado um botão de subida ou descida, normalmente localizado no apoio de braço para acionar o mecanismo. Além disso, praticamente todos os modelos possuem comandos com controlo remoto, que geralmente são instalados em cada extremidade da escada.

Características das cadeiras elétricas para subir e descer escadas

Ampliando acerca deste tipo de elevador de escada, temos algumas das suas principais características:

  • Podem ser instaladas em todo o tipo de escadas: Praticamente não há limitações devido ao tipo de escadas disponíveis. Pelo que as cadeiras elevatórias podem ser instaladas em escadas retas, mas também em escadas com curvas. Também se podem realizar instalações, tanto em escadas que se encontrem no interior de casa, como ao ar livre.
  • Podem percorrer todo o tipo de distâncias: Uma cadeira elétrica para escadas pode ir de apenas alguns passos até a altura de vários andares. Portanto, o trajeto nesse sentido geralmente não está entre as possíveis limitações deste tipo de elevador.
  • Capacidade de carga de 160 Kg: Também em relação à capacidade de carga, podemos indicar que os modelos padrão estão compreendidos entre 140 e 160 Kg., De carga máxima, por isso é garantido que cobrem praticamente até 100% dos casos
  • Garantem comodidade, segurança e autonomia: Estas cadeiras oferecem uma maneira perfeita de subir e descer escadas de maneira confortável e proporcionando grande autonomia. Também eliminam completamente os possíveis incidentes que podem ocorrer devido a subir ou descer escadas com dificuldade.
  • São instaladas com rapidez e sem necessidade de obras: Sem dúvida, a instalação da cadeira elétrica para escadas não requer um processo trabalhoso, é um ponto a ser levado em consideração e que afeta não apenas a instalação com maior rapidez, mas também um preço mais baixo com relação a outros tipos de elevadores que exigem a habilitação de um espaço livre, como por exemplo os elevadores residenciais.

Quanto custam as cadeiras elevatórias?

Para resolver a questão de quanto custam as cadeiras elevatórias, precisamos falar sobre os diferentes aspetos que incidem diretamente na mesma e que têm a ver com a grande adaptabilidade destes sistemas. Aspetos como a distância a percorrer, se é uma secção reta ou curva, se será instalada no interior ou no exterior, se algum tipo de elemento opcional é necessário como uma guia dobrável, por exemplo, ou mesmo a escolha da empresa de instalação, são fatores determinantes no preço de cadeiras elétricas para subir escadas.

Por exemplo, quanto maior a distância, maior o preço. O mesmo se aplica quando se trabalha com escadas curvas, porque é mais complicado e laborioso trabalhar com estas, além de exigir um modelo mais complexo que suporte mudanças de inclinação e se adapte suavemente a giros de diferente raio. E o mesmo acontece com as escadas instaladas no exterior porque exigem materiais mais resistentes e caros. Os extras também influenciam no preço final, como seria de esperar.

Por último, um detalhe importante a ter em consideração é que a guia da cadeira, quando se trata de escadas curvas, deve sempre ser fabricada à medida, adaptando-se totalmente à mesma.

Então, devido a todas as variantes possíveis ao calcular o preço de uma cadeira elevatória, é necessário um estudo para determinar o custo final de acordo com o caso particular da casa, prédio ou comércio.

Neste sentido, oferecemos a possibilidade de receber orçamentos diferentes de empresas especializadas na sua área de residência, de forma totalmente gratuita e sem compromisso.

Scroll to Top