Como é um elevador de escadas?

Como é um elevador de escadas, as elevadores de escadas, ou também chamadas plataformas elevatórias, são um meio de transporte que até não há muito tempo era utilizado exclusivamente para levantar cargas em áreas de trabalho. Mas hoje em dia é algo que qualquer pessoa pode comprar e instalar na sua própria casa, não para levantar cargas, mas para ajudar pessoas com problemas de mobilidade ou pessoas que precisam de uma cadeira de rodas para se deslocarem.

elevador de escadas
 Elevador de escadas

Funcionam de forma semelhante a um elevador doméstico, uma vez instalado, terá sido criada uma ligação entre o início e o fim das escadas, permitindo um deslocamento sem esforço entre os dois pontos.

 

Instalação e funcionamento

A instalação é simples, não é necessário qualquer trabalho de alvenaria. A única coisa que precisa de ser feita é preparar uma tomada para alimentar o elevador. Em comparação com os elevadores tradicionais, é muito mais barato instalar, para além da sua praticidade, a ausência de trabalhos de remodelação e o facto de ocupar muito menos espaço, ao mesmo tempo que proporciona a mesma funcionalidade.

Uma vez instaladas as guias ou carris, a única coisa a fazer é colocar a plataforma e esta está pronta a ser utilizada. O seu percurso será definido pela forma da escadaria, ajustando-lhe o sistema de orientação, parando automaticamente quando chega ao fim do percurso.

 

Tipos de elevadores de escadas

O funcionamento de um elevador de escadas é semelhante ao de uma cadeira elevatória, uma vez que o seu objectivo é evitar andar nas escadas, mas com a diferença de que estas são dotadas de uma base ou plataforma totalmente adaptada para pessoas em cadeiras de rodas.

Desta forma, é fornecido um método para salvar escadas da forma mais autónoma possível tanto para os utilizadores de cadeiras de rodas como para as pessoas que, embora possam andar, subir e descer escadas é uma grande dificuldade para eles.

 

Quanto custa um elevador de escadas?

O preço de uma cadeira elevatória é um factor decisivo na escolha, e felizmente esta é uma gama de preços acessível, ainda mais quando comparado com a realização de grandes obras ou a instalação de um elevador ou outro tipo de elevador vertical. O preço final dependerá das características da plataforma ao adaptar-se à escada a ser guardada, e dos diferentes modelos disponíveis no mercado.

Como orientação, o intervalo de preços situa-se entre 6.000 e 10.000 euros.

O preço dos elevadores de escadas pode ser afectado dentro deste intervalo, dependendo do mesmo:

  • Tipo de escada a ser guardada.
  • Quer a plataforma seja interior ou exterior.
  • A distância e a dificuldade do percurso do elevador.

É necessário um elevador de escadas em casa?

Em qualquer casa onde haja alguém com dificuldades de mobilidade, um elevador de escadas pode ser muito necessário. Pode parecer insignificante para outros, mas é uma enorme ajuda que poupa esforços desnecessários para aqueles que dela necessitam.

Mesmo que não haja ninguém com tais condições no lar, continua a ser útil para transportar artigos pesados de um ponto para outro sem esforço ou para melhorar a mobilidade em casa com um impacto mínimo no lar.

Elevadores de escadas; Obtenha até três cotações de diferentes empresas especializadas em elevadores e economize até 35% comparando

Scroll to Top