Os elevadores residenciais em Portugal são uma alternativa aos caros elevadores convencionais que são instalados em edifícios residenciais quando se trata da sua instalação em residências unifamiliares com um uso específico. Não apenas supõem um aumento de conforto e elegância, mas também proporcionam acessibilidade e melhoram a mobilidade das pessoas com problemas para se moverem normalmente entre um andar e outro.
Para aqueles que estão nestas condições, o sentimento de desconforto e dependência é frustrante, portanto, oferecer uma solução será mais que bem-vinda na sua totalidade.
Porquê instalar um elevador residencial?
A instalação de um elevador residencial em Portugal pode apresentar muitos benefícios para uma família. Especialmente se considerarmos as necessidades que podemos satisfazer. Para começar, precisamos explicar que, graças a um destes elevadores de escadas, a vida diária pode-se tornar muito mais simples.
A liberdade de circulação será, sem dúvida, uma das principais vantagens. Outro detalhe a ser observado é que não é apenas útil quando se trata de facilitar a vida dos moradores de uma casa, não se limita apenas aos que com evidência o necessitam, mas também pode representar uma grande ajuda no transporte de carga, como compras, malas, etc. ou um carrinho de bebé, por exemplo.
Além disso, se está preocupado com o espaço que um desses elevadores ocupará, é algo que pode ser evitado, pois, de fato, este tipo de elevador fabrica-se totalmente à medida, sendo muitas as possibilidades, desde capacidades para uma única pessoa até capacidade para transportar uma pessoa em cadeira de rodas, além de um acompanhante simultaneamente sem problemas.
Vantagens dos Elevadores Residenciais?
Estas são algumas das vantagens dos elevadores residenciais:
- Têm uma enorme adaptabilidade: Provavelmente, uma das maiores vantagens dos elevadores unifamiliares em Portugal é que têm grande adaptabilidade. Isto ocorre porque eles permitem transpor alturas de até 15 metros. Portanto, são adequados para a instalação em residências com até cinco ou seis andares de altura.
- Consomem pouca energia: Outra vantagem que não pode deixar de ser mencionada é que têm um baixo consumo de energia. Este está entre 2 e 2,2 Kw. Algo que se assemelha ao consumo de alguns aparelhos domésticos. Também trabalham com a potência elétrica existente na grande maioria das residências; portanto, não é necessário expandir ou aumentar o contador para a sua instalação.
- A sua estética é similar à dos elevadores convencionais: Ter um destes elevadores é como ter um convencional, mas com características mais adequadas para uso em residências particulares. Portanto, não apenas compartem elementos de segurança, mas também as possibilidades de personalização são praticamente as mesmas.
Orçamento Instalação Elevador Residencial
Há muito a considerar ao solicitar um orçamento para a instalação de um elevador residencial. Um dos principais fatores são as medidas e especificações do local onde se vai instalar o elevador, pois, o preço pode variar significativamente de acordo com o sítio.
Nesta secção, poderá considerar características como o número de paragens, as dimensões da cabine, a altura a ser transposta, o tipo de portas e os acabamentos. Além disso, no caso de que a casa ainda não tenha um espaço habilitado, essas obras auxiliares devem ser incluídas no orçamento.
Outro fator que influencia o preço de um elevador residencial é a empresa responsável pela instalação.
Levando tudo isso em consideração e como orientação, pode-se estimar que um preço padrão com um fosso já preparado possa começar entre 10 ou 11 mil euros até 18 mil euros. O preço em si é definido, como já explicado, pelas especificações do elevador. Portanto, as variações de preço podem ser infinitas. Portanto, há muitos detalhes a serem considerados ao ponderar ter um elevador em casa.