Elevador para casas, os elevadores já não são apenas para edifícios comerciais ou complexos de apartamentos. Hoje em dia, se desejar, pode ter um elevador na sua própria casa, obviamente quando existe dois ou mais andares.
Os elevadores de casas proporcionam uma forma segura de poupar diferentes alturas, são rápidos e confortáveis, são adequados para utilização por qualquer pessoa e especialmente benéficos para aqueles com idade avançada ou mobilidade limitada.
Mas que requisitos precisamos de ter para instalar um elevador residenciai, e que manutenção é necessária?
Requisitos de instalação e manutenção
A opção mais popular no setor privado são os elevadores domésticos, uma vez que requerem menos requisitos de instalação do que outros tipos de elevadores, tais como os convencionais. Antes da instalação de um elevador doméstico, existem algumas características que devem ser tidas em consideração.
A primeira é que a casa deve ter um espaço ou melhor, um poço específico no qual o elevador será instalado. Isto significa que deve haver um espaço exclusivamente para o elevador ao longo de todo o percurso do elevador. E se tal espaço não foi previsto na casa, deve ser providenciado.
É necessário que o elevador seja completamente fechado no seu percurso, isto pode ser conseguido com a inclusão de diferentes acabamentos, tais como vidro, chapa lisa, placa perfurante ou malha metálica. Para um pouco mais de segurança, os elevadores domésticos de baixa velocidade podem ser equipados com portas automáticas, e nas versões mais standard, a porta é substituída por uma barreira de segurança fotoeléctrica, que é essencialmente a mesma, mas a um custo mais baixo.
Quanto aos detalhes, temos que um elevador convencional, aqueles que são instalados em comunidades de vizinhos, hotéis, etc.,) necessitará de um fosso de 1,2 m, enquanto que os elevadores para casas unifamiliares este fosso terá entre 15 e 25 cm, a altura do último andar do percurso deverá ser de 3,6 m no convencional, enquanto que na casa unifamiliar é suficiente ter 2,3-2,4 m, para poder ser instalado.
No que diz respeito à manutenção, um elevador convencional está sujeito a uma manutenção muito mais rigorosa do que no caso de elevadores monofamiliares. Como são de menor dimensão e têm uma velocidade adequada ao seu objectivo, consomem muito menos energia, o que reduz consideravelmente o consumo de electricidade em comparação com outros modelos.
Elevadores para casas ou Cadeiras elevatórias para casas particulares?
Uma das maiores questões é se se deve optar por elevadores domésticos ou cadeiras elevatórias, uma vez que ambos cumprem essencialmente o mesmo papel, é difícil para a maioria decidir entre um ou outro. Por um lado, aos vantagens das cadeiras elevatórias ajudam uma pessoa a ultrapassar a barreira arquitectónica que um lance de escadas pode representar.
Enquanto que um elevador serve uma função mais direta, levando a pessoa ao andar superior de uma viatura. Nenhuma das opções está errada, e cada uma delas é ideal, mas se as separássemos, poderíamos fazê-lo da seguinte forma:
- Uma opção mais acessível: A capacidade de uma cadeira elevatória fica ali, nas escadas, quanto mais longo for o lance de escadas, maior será o custo, assim como o custo de instalação. Quanto mais curto for o trajeto, mais baixo será o preço final e mais indicada será a sua escolha.
- Uma opção mais eficiente: Um elevador doméstico seria mais útil se a casa tivesse mais de dois andares, uma vez que o transporte entre eles seria muito mais rápido. Imagine a complicação de uma cadeira elevatória quando tem de viajar três ou quatro andares, por exemplo.