Plataformas elevatórias para comércios, como qualquer outro edifício público, os comércios às vezes têm degraus localizados na entrada, desníveis, escadas entre um nível e outro, patamares… garantir a acessibilidade ao nosso negócio supõe não apenas cumprir co a legislação atual, mas também apostar pela plena inclusão de todas as pessoas. Hoje, existe uma ampla gama de soluções técnicas que se adaptam a praticamente qualquer situação e necessidade.
Uma loja ou restaurante acessível não precisa de ser um edifício complexo, grande ou caro, cheio de ajudas técnicas pouco atrativas. Ao contrário, a acessibilidade deve ser sustentada por soluções técnicas esteticamente agradáveis. É verdade que, às vezes, pode representar a realização de investimentos mais ou menos essenciais, mais em outros, é apenas a aplicação da lógica e da legislação em vigor, através de pequenas atuações.
Normativa das plataformas elevatórias de restaurantes
Não se deve esquecer que os requisitos que devem ser atendidos em termos de acessibilidade são os estabelecidos pelas Leis do Estado de Acessibilidade pertinentes e também as possíveis Normativas Europeias, às quais é preciso sempre se remeter, quando se fornece uma solução de acessibilidade. A trajeto acessível será o percurso utilizado por todo e qualquer visitante. Uma via secundária construída para a circulação de pessoas com mobilidade reduzida.
Que barreiras arquitetónicas podemos encontrar numa loja comercial?
O percurso de acesso que leva do parque de estacionamento até a entrada principal do loja comercial deve ser acessível a pessoas com mobilidade reduzida, incluindo pessoas em cadeira de rodas.
Quando o acesso principal do estabelecimento está exatamente ao mesmo nível do parque de estacionamento, o caminho que liga os dois espaços não deve ter degraus separados, largura com de mais de 120 cm, pavimento homogéneo e antiderrapante. Se o estacionamento estiver em outro andar, a irregularidade será transposta através de uma rampa e uma escada em simultâneo e, se possível, por um elevador.
Sob o termo elevador, englobam-se soluções verticais que variam desde os plataformas verticais a elevadores de baixa velocidade (-0,15 m/s), ou elevadores comuns. Cada um deles tem a sua gama de aplicações e normativas próprias. Desta forma, por plataformas verticais tecnicamente entende-se como soluções verticais de até 3 metros de altura de desnível como máximo. Mesmo assim, existe um extenso catálogo de soluções de acessibilidade para restaurantes, dependendo se elas são para uso público, privado, interior ou ao ar livre.
Na maioria das lojas e restaurantes, podemos encontrar um ou vários degraus localizados mesmo na entrada, especialmente em prédios antigos. Nesses casos, a instalação de uma escada ou uma rampa pode resolver o problema, mas devemos ter em conta sempre e em todo o momento que o espaço que ocupam será maior que o de um elevador.
Vantagens de plataformas elevatórias em comércios
Quando se trata de plataformas elevatorias para comércios temos de, todas as plataformas estão pensadas para que pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida transponham degraus ou desníveis, de forma autónoma e segura. Num caso destes, estão projetadas, sobretudo, a pensar nas pessoas que precisam de se movimentar numa cadeira de rodas ou naquelas que podem ter maiores dificuldades para se inclinar, sentar ou aceder à sala do restaurante. Estas plataformas elevatorias para numa loja comercial, possuem todos os dispositivos necessários para garantir a sua estabilidade e segurança e a sua utilização é muito simples. Podem ocupar, isso sim, mais do que as cadeiras, mas também podem ser instaladas em espaços ao ar livre e são mais versáteis em termos do tipo de utilizadores a que se destinam. No caso de optar por uma plataforma elevatória vertical, geralmente é necessário algum tipo de trabalho de adaptação, não muito difícil ou caro.
A enorme vantagem radica em que sua integração estética é imbatível, pois a própria plataforma pode ser feita de vidro e o trabalho realizado é projetado de acordo com o entorno, podendo adequar-se à acessibilidade de comércios de aspeto moderno, em outros restaurantes em prédios históricos ou em outros. Consomem muito pouca energia elétrica e são muito seguros, pois muitos dos seus componentes são derivados diretamente dos elevadores. A sua versatilidade é enorme, pois pode ser utilizada por deficientes físicos, idosos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida etc. Sem dúvida, é a melhor solução de acessibilidade em restaurantes, devido ao seu cumprimento normativo, a sua utilidade, segurança e facilidade de utilização, algo que os clientes do estabelecimento comercial apreciam muito no momento de selecionar onde comprar ou onde comer.