Se estamos em dúvida entre uma cadeira elevatória ou uma plataforma, precisamos ter em consideração que ambos sistemas representam uma ajuda inestimável para pessoas com mobilidade reduzida. Com cada uma das suas funcionalidades, pode-se tornar um antes e um depois na vida cotidiana destas pessoas e das suas famílias; no entanto, pode haver uma dúvida sobre qual dos dois sistemas é o mais adequado, dependendo das necessidades reais de cada caso.
É por isso que queremos explicar com mais detalhe cada um dos dois sistemas:
Que é uma Cadeira Elevatória
A cadeira elevatória é um mecanismo muito intuitivo e fácil de usar. Basicamente, é um assento onde a pessoa pode subir ou descer as escadas de uma maneira confortável e segura. A sua utilização é individual e instalada de forma fixa na escada a subir.
As cadeiras elevatórias deste tipo são a melhor opção quando se tem um espaço reduzido para a sua instalação. Portanto, é a solução de acessibilidade mais selecionada em casas ou apartamentos com uma escada estreita ou com formas apertadas ou complicadas.
Uma vantagem destas é que oferecem uma enorme variedade de acabamentos e opções para serem personalizadas. Portanto, a integração com ambiente é muito melhor, por isso o design e a discrição estão na lista das vantagens das cadeiras elevatórias.
Também podem ser instaladas em espaços interiores e exteriores, em escadas curvas e retas.
Em resumo, as cadeiras são a opção mais utilizada em residências particulares quando se trata de melhorar a mobilidade de pessoas com problemas para subir ou descer escadas.
Que é uma Plataforma Elevatória
As plataformas elevatórias são as mais recomendadas e a melhor opção para quem usa cadeiras de rodas. São instaladas quando é preciso transpor alguns degraus, mas também para completar vários lances de escadas de um bloco de andares.
A sua instalação não requer grandes obras ou adaptações no local da instalação, pelo que podem ser recebidas como uma solução rápida. Também são reconhecidas pela sua versatilidade e facilidade de uso.
Inclusive na atualidade as mesmas contam com uma ampla variedade de dispositivos que permitem um uso intuitivo, automatizado e seguro. Assim que são as favoritas de um público muito amplo, que não se reduz apenas a pessoas com dificuldade de locomoção, mas também a pais e mães com carinhos de bebé ou usuários que simplesmente querem uma ajuda extra para eliminar a barreira que as escadas representam.
Outro detalhe a destacar é que podem ser instaladas de acordo com o seu modelo em ambientes interiores assim como à intempérie. Da mesma forma, pode instalar-se em casas particulares, em lojas comerciais ou em edifícios residenciais.
Se existe uma clara diferença entre a cadeira elevatória ou a plataforma, esta é encontrada na maior envergadura da última, pois está especialmente adaptada para transportar usuários com as suas cadeiras de rodas.
É um aspeto muito mais complicado quando se trata de escadas curvas, porque o trajeto pode ser impossível para uma plataforma se não se dispõe do espaço adequado. Então, para a sua instalação é obrigatório um espaço aberto e escadas largas, que permitam a instalação e a entrada e saída de usuários em cadeia de rodas sem dificuldade.
A Nossa Recomendação
Se ainda tiver dúvidas sobre se é melhor optar por uma cadeira elevatória ou uma plataforma, é algo que pode ser resolvido com a seguinte pergunta: o que é que realmente preciso e se adapta melhor às escadas em que devo instalá-la?
Nestes casos a sinceridade e realismo são necessários ao máximo. Portanto, se precisar de uma solução simples e rápida, para melhorar a mobilidade das pessoas, as cadeiras elevatórias podem ser as mais recomendadas. Mas, pelo contrário, se for necessário fornecer acessibilidade total e tivermos as dimensões de escada suficientes, certamente a melhor decisão é uma plataforma elevatória.