A ajuda que os diferentes tipos de elevadores de escadas nos podem dar é enorme, o melhor de tudo é que existe uma para cada tipo de necessidade, não importa quão complicada possa ser uma escada, podemos encontrar diferentes opções que ajudem a melhorar a mobilidade das pessoas ou a sua acessibilidade, mesmo tendo a possibilidade de escolher entre diferentes produtos.
Se falarmos sobre tipos de elevadores, sem dúvida o mais importante seria o elevador comum. Este é um dos transportes diários mais utilizados, além de ser um dos mais seguros. A sua importância chega a um ponto em que é improvável que um prédio de certa altura hoje não possua este tipo de elevador instalado.
No entanto, há mais tipos de elevadores, ou seja, aqueles que servem de suporte ao elevador ou que são apresentados como uma alternativa quando os elevadores tradicionais não podem ser instalados, devido a problemas de requisitos técnicos ou devido ao alto custo que podem representar. Nestas situações, podemos encontrar diferentes auxílios, como as cadeiras elevatórias, plataformas elevatórias e elevadores verticais de curta distância.
Cadeiras Elevatórias
Ao falar sobre cadeiras elevatórias, estão-se a tornar um tipo de elevador com a possibilidade de instalação tanto em casas particulares como em prédios residenciais. É um recurso amplamente usado para melhorar a mobilidade de pessoas que têm dificuldade em subir ou descer escadas. Especialmente quando precisa de subir a altura de um ou dois andares no máximo, onde a instalação de um elevador pode ser realmente complicada e cara.
Algo que identifica estas cadeiras é sua capacidade de adaptabilidade, porque têm requisitos de instalação que realmente se adaptam à grande maioria das escadas. De fato, o oposto é bastante difícil. Além disso, o notável aprimoramento deste tipo de elevador, permite que praticamente não ocupe muito espaço, sendo possível dobrá-los após o seu uso para que não ocupem muito espaço.
Outro detalhe é que para a sua instalação não são necessárias obras nem reformas, algo que impacta diretamente na redução do preço deste tipo de auxílio. Pelo contrário, se falarmos de uma das suas desvantagens, descobrimos que estas cadeiras elevatórias não podem ser consideradas como um meio eficaz de fornecer acessibilidade total, pois não estão adaptadas a pessoas que se movem em cadeira de rodas, portanto, o seu uso estará limitado neste respeito, e deve ser feita uma transferência de uma cadeira para outra, o que, em alguns casos, pode ser uma tarefa complexa.
Além disso, se considerarmos que existem outros elevadores especialmente projetados para essa finalidade, como elevadores ou plataformas verticais, que serão mais úteis nesse propósito.
Plataformas Elevatórias
As plataformas elevatórias converteram-se numa solução complementar para subir aquelas escadas que estão localizadas na entrada de certos edifícios, até ao patamar onde fica o elevador. Algo semelhante ocorre em algumas entradas de lojas comerciais ou residências particulares, onde possam existir alguns degraus que podem representar uma barreira arquitetónica para pessoas que usam cadeira de rodas ou que simplesmente têm problemas em subir e descer escadas.
Embora este tipo de elevador tenha que ter uma envergadura suficiente para acomodar um usuário na sua cadeira de rodas, a verdade é que existem poucos requisitos para a sua instalação. Só é necessário ter uma largura mínima de 1 metro de escada, em trajetos retos e 1,15 m, em trajetos com curvas ou giros. Outro ponto importante para a sua instalação é que disponham de medidas suficientes para que uma cadeira de rodas possa manobrar sem dificuldade ao entrar e sair da escada, que também será utilizado, no piso inferior, para permitir que a plataforma permaneça ao nível do solo e facilite a entrada e saída dos usuários em cadeira de rodas.
Elevador Vertical de Curta Distância
O elevador vertical de curta distância destaca-se por ter uma operação semelhante à do elevador comum, mas com a diferença de que neste se deve manter pressionado o botão para subir ou descer, parando automaticamente quando o destino é alcançado. Este tipo de operação é realizada por motivos de segurança, pois, desta maneira, é o usuário quem tem o controlo total sobre o elevador.
Estes elevadores são ideais para subir alturas de até 3 metros, por isso são muito usados para transpor escadas localizadas na entrada de qualquer tipo de edifício ou casa, sendo possível até subir à altura de um andar, desde que o mesmo não exceda três metros.
Para a sua instalação, é necessário levar em consideração o espaço, pois é um fator importante, uma vez que, à diferença dos elevadores de escadas, este tipo de elevador requer um espaço totalmente destinado ao mesmo. Além disso, da mesma maneira que nas plataformas, será necessário prever de espaço suficiente para os usuários de cadeiras de rodas entrarem e saírem sem dificuldade do elevador.