Causa Solidária – Responsabilidade social corporativa
Doação à Fundação Banco Alimentar (FPBA)
Em Elevadoresdeescadas.com desejamos também oferecer parte do nosso esforço à solidariedade e promover a redução das desigualdades sociais, pelo que destinamos parte dos nossos benefícios de cada petição de oferta válida recebida à Federação Portuguesa de Banco Alimentar (FPBA).
Lembre-se que para realizar a petição de oferta não implica nenhum custo.
O que são os bancos alimentares.
Os Bancos Alimentares são organizações sem fins lucrativos baseadas no voluntariado e cujo objetivo é recuperar excedentes alimentares da nossa sociedade e redistribui-los pelas pessoas necessitadas, evitando qualquer desperdício ou mal uso.
Operam em sociedades desenvolvidas nas que despertam o espírito solidário e difundem os valores humanos e culturais necessários para ajudar a mitigar a cruel contradição que se manifesta na existência de excedentes alimentares e as bolsas de pobreza e marginalização existentes.
Os Bancos Alimentares não entregam comida diretamente aos necessitados, mas a instituições de caridade e de ajuda socialmente reconhecidas que estão em contato mais próximo com os coletivos com necessidades.
São entidades reconhecidas oficialmente. No caso de Portugal, vinte e um Bancos Alimentares estão integrados na Federação Portuguesa de Bancos Alimentares (FPBA) que por sua vez é membro de la Federação Europeia de Bancos Alimentares (FEBA) com sede em Paris.
Os beneficiários dos bancos alimentares.
Os bancos alimentares em Portugal recolheram e distribuíram várias dezenas de milhares de toneladas em todo o país, por outro lado são mais de 390 mil as pessoas que realizam a distribuição de comida e sacos de alimentos.
Os últimos estudos sobre a extensão da pobreza nos países da União Europeia revelam que Portugal conta com taxas de pobreza superiores à média dos Doze, sendo só similares às da Grécia, Itália e Irlanda.
As causas da pobreza são muito variadas. O desemprego e o trabalho precário são as mais importantes. A idade avançada a infância e juventude, as doenças, as injustiças sociais, analfabetismo, imigração, pertencer a certas etnias, drogas, alcoolismo, e famílias monoparentais encontram-se também entre as causas originárias da pobreza.
Os Bancos Alimentares concentram o seu empenho em ajudar os coletivos mais castigados pela pobreza.
Se necessitas ajuda, nós pomo-nos em contato contigo. É gratis