Plataforma Elevatória para Pessoas com Deficiência

Uma plataforma elevatória para pessoas com deficiência é sem dúvida uma das soluções ideais para as barreiras arquitetónicas existentes em qualquer tipo de edifício ou habitação. Com elas é possível dar uma vida mais comoda a aquelas pessoas que necessitam de uma cadeira de rodas para se moverem, mas também oferecem tranquilidade aos familiares dos mesmos.

Plataforma Elevatória para Pessoas com Deficiência
Plataforma Elevatória para Pessoas com Deficiência

 

Se temos interesse nas plataformas elevatórias para pessoas com deficiência, é necessário conhecer alguns detalhes da mesma para compreender o seu funcionamento geral.

Que plataformas Elevatórias para pessoas com deficiência existem?

As plataformas elevatórias podem representar facilmente um antes e um depois na mobilidade de uma casa ou edifício. E é aqui que a sua instalação representa uma mudança substancial e importante na dinâmica de qualquer tipo de construção como tal.

No entanto, algo a destacar é que se enfrenta a uma série de opções para selecionar, uma vez que existem diferentes tipos destas plataformas, portanto, é recomendável analisar em detalhe qual é a mais conveniente de acordo com cada caso. Consequentemente, pode-se selecionar entre alguns dos seguintes tipos de plataformas elevatórias:

  • Elevadores verticais: Estas plataformas elevatórias ou também denominadas elevadores verticais têm um deslocamento vertical muito semelhante ao dos elevadores, mas com a diferença de que o elevador possui uma cabine semiaberta e o seu deslocamento máximo é limitado a 3 metros.
  • Plataforma elevatória: As plataformas elevatórias caracterizam-se por serem instaladas no topo das escadas a subir sem a necessidade de reformas ou obras. Diferentemente das cadeiras elevatórias que também usam este sistema, as plataformas estão equipadas com uma base dobrável totalmente adaptada para pessoas em cadeiras de rodas ou com algum tipo de problema de mobilidade, o que a torna na ajuda perfeita para fornecer acessibilidade a todo o tipo de edifícios.

Características das plataformas elevatórias para pessoas com deficiência

Entre as características mais destacadas das plataformas elevatórias para deficientes, podemos encontrar algumas como:

  • É uma ajuda direta e eficaz: As plataformas elevatórias para pessoas com deficiência identificam-se como ferramentas diretas e eficazes que servem para facilitar a superação da altura de um modo simples e intuitivo. Não apenas concedem maior autonomia às pessoas que necessitam deste tipo de ajuda, mas também representam uma grande ajuda para quem convive com estas pessoas, pois estamos a falar de um aumento impressionante na qualidade de vida.
  • Brindam acessibilidade: O objetivo de uma plataforma elevatória para pessoas com deficiência é oferecer acessibilidade o tempo todo, da melhor maneira possível. É por isso que ter uma delas é sinónimo de poder mudar ou simplesmente aceder a casa naturalmente.
  • Servem para resolver a barreira arquitetónica: As plataformas elevatórias são conhecidas por ajudar a resolver qualquer tipo de barreira arquitetónica que possa representar uma escada ou até uma rampa mal projetada. Neste sentido, é possível contornar pequenos desníveis, como portas ou rés-do-chão, bem como até a altura de um andar de maneira simples.

Quanto custa uma plataforma Elevatória?

Então, quanto custa uma plataforma elevatória para pessoas com deficiência? Essa pergunta pode ser respondida de várias maneiras, porque é necessário considerar que cada caso é diferente e que cada instalação requer um orçamento individual. Por isso, quando se fala em orçamento, o que podemos oferecer é uma estimativa do preço, pelo menos até termos mais detalhes do caso específico a ser tratado, mas, as plataformas elevatórias podem ser instaladas a preços entre os 6.000€ e os 10.000€ aproximadamente.

No entanto, é necessário destacar que é um preço estimado e que pode variar de acordo com as condições da casa, bem como com os requisitos da pessoa que solicita o serviço. Existem casas cujas condições facilitam a instalação deste tipo de equipamento, enquanto que outras nem tanto, é por isso que um estudo prévio é o que indicará definitivamente o preço da plataforma elevatória para pessoas com deficiência de maneira exata.

Scroll to Top