Perguntas Frequentes sobre Plataformas elevatórias

Tem dúvidas sobre as plataformas elevatórias? Estes sistemas oferecem um grande número de vantagens, mas muitas vezes as dúvidas sobre este tipo de elevador também costumam ser abundantes. É por isso que a seguir poderá conhecer algumas das perguntas mais frequentes sobre plataformas elevatórias:

Perguntas Frequentes sobre Plataformas elevatórias
Perguntas Frequentes sobre Plataformas elevatórias

 

Tenho uma escada curva, posso instalar uma plataforma?

Sim. As escadas curvas também não impedem a instalação destes sistemas. Para este tipo de procedimento, será necessário que a guia seja fabricada com a forma e o trajeto da escada e que o modelo da plataforma seja capaz de superar diferentes inclinações e de se adaptar a secções curvas.

Posso instalar a minha plataforma no exterior?

Existem modelos de plataformas elevatórias para escadas adequadas para exteriores. Para isso, são fabricadas com componentes resistentes às mudanças climáticas, corrosão ou humidade. Além disso, os elementos eletrónicos são dotados de proteções adequadas para a sua instalação à intempérie.

Necessito mudar a potência elétrica para a sua instalação?

Não. Estas plataformas funcionam com a rede elétrica padrão. Contêm os elementos necessários para poderem ser utilizadas pela tensão elétrica existente em qualquer casa, loja ou edifício.

Qual é a largura mínima para instalar a minha plataforma?

No mínimo, é necessária uma largura mínima de escada entre 1 metro ou 1,10 metros, dependendo do tipo de plataforma ou escada. Temos que ter em consideração que este tipo de elevador está concebido para pessoas em cadeira de rodas, então o objetivo principal é que o utilizador se possa mover com a sua própria cadeira sem ter que realizar transferências.

Posso instalar a minha plataforma no exterior?

Existem modelos de plataformas elevatórias para escadas adequadas para exteriores. Para isso, são fabricadas com componentes resistentes às mudanças climáticas, corrosão ou humidade. Além disso, os elementos eletrónicos são dotados de proteções adequadas para a sua instalação à intempérie.

Quais são as suas capacidades de carga?

As plataformas podem suportar certas quantidades de peso máximo de acordo com a sua estrutura e as suas medidas. O peso mínimo que suportam regularmente é de 225 kg.

É necessário fazer uma obra civil para instalá-las?

Não. Não é habitual ter que fazer obras para a instalação de plataformas elevatórias, porque estão projetadas precisamente para simplificar a sua instalação. Estas plataformas movem-se graças às guias que se instalam na escada mediante suportes específicos aparafusados.

Em quanto tempo posso receber a minha plataforma elevatória?

Depende da complexidade da plataforma como tal, mas um período padrão está entre 2 e 6 semanas. Como referência, as plataformas elevatórias para secções curvas tendem a ter um tempo de entrega mais longo devido à fabricação da guia à medida.

Qual é a sua velocidade de deslocação?

Em média, estas plataformas mover-se-ão desde os 0,07 aos 0,13 m/s. Mas é algo variável de acordo com o modelo da mesma.

Como faço para descer a plataforma se não estiver no nível inferior?

É comum que as plataformas elevatórias tenham um comando na parede em cada extremidade do percurso, às vezes este comando também pode ser sem fios. Este comando poderá encontrar-se tanto no nível superior como no inferior. Pelo que, se a plataforma está no andar de cima e quiser que ela desça, basta pressionar o referido botão.

Que nível de segurança oferecem as plataformas elevatórias?

Muito seguras. As plataformas elevatórias estão projetadas e fabricadas para atender a determinados sistemas de segurança ativa e passiva. Para isso, são dotadas de proteções físicas, detetores anti-aprisionamento ou detetores anti-obstáculo, entre outros sistemas.

O que faço se houver uma emergência numa deslocação?

Pressionar o botão de emergência. As plataformas elevatórias possuem um botão de emergência que é usado para pará-la automaticamente. Geralmente é vermelho e tem a forma de cogumelo, por isso é fácil de reconhecer.

Se chegar a pressioná-lo por acidente, basta levantar o botão e girá-lo até que esteja na sua posição original. A marcha continuará normalmente.

Quanta energia é capaz de consumir?

As plataformas não consomem muita eletricidade, estamos a falar de um consumo de energia semelhante ao de alguns eletrodomésticos que podemos encontrar numa casa comum.

Ocorreu uma avaria na plataforma, o que devo fazer?

Quando as plataformas apresentam avarias, é necessário a assistência de um técnico para a resolução de ditos problemas. Enquanto a avaria estiver presente, a plataforma não deve ser usada, por razões de segurança.

Perguntas frequentes sobre as plataformas elevatórias, Obtenha até três cotações de diferentes empresas especializadas em elevadores e economize até 35% comparando

Scroll to Top