Perguntas frequentes sobre as cadeiras elevatórias

Perguntas frequentes sobre as cadeiras elevatórias, quando falamos sobre cadeiras elevatórias, muitas dúvidas surgem sobre as mesmas. E embora estes sistemas tenham facilitado a vida a milhões de pessoas com mobilidade reduzida em todo o mundo, sempre há perguntas sobre as cadeiras elevatórias que gostaria de esclarecer antes de se decidir.

Perguntas frequentes sobre as cadeiras elevatórias
Perguntas frequentes sobre as cadeiras elevatórias

As cadeiras elevatórias servem para subir e descer escadas com facilidade e segurança. Elas estão projetadas para fazer mais do que esta tarefa física, porque ter uma aumentará a sensação de autonomia no indivíduo, além de oferecer tranquilidade a toda a família. A redução do risco de quedas ou pancadas também é uma vantagem muito importante.

Tendo isto em consideração, estas são algumas das perguntas mais frequentes sobre as cadeiras elevatórias que necessita saber:

A minha casa é adequada para a instalação de uma cadeira elevatória?

Há tantas formas de escadas como casas. Existem retas, curvas, com patamares a meio do percurso e até em espiral, mas nenhum destes casos impede a instalação de uma cadeira deste tipo.

A minha escada é estreita, poderei instalar uma cadeira elevatória?

Quando uma escada é muito estreita, é necessário fazer um estudo de viabilidade da instalação, mas se tivermos em conta que quase todas as escadas, salvo exceções, têm uma largura igual ou superior a 80 cm, não haveria qualquer problema, uma vez que existem modelos para escadas estreitas com guias e componentes mecânicos muito compactos para estes casos.

Qual deve ser a largura da minha escada para a instalação?

A largura mínima depende do modelo de cadeira necessária, também das características selecionadas. Para uma escada reta, cerca de 70 cm de largura serão suficientes. Mas quando se trata de uma escada com curvas, precisará de aproximadamente 75 cm, no mínimo.

As minhas escadas são muito íngremes, poderei instalar uma cadeira elevatória?

As escadas íngremes costumam ser uma preocupação para os proprietários, assim como aquelas que são muito compridas. Mas a verdade é que quase qualquer tipo de escada pode ter uma cadeira deste tipo. Sem que a inclinação seja um fator determinante, pois podem transpor inclinações que seriam praticamente impossíveis para uma pessoa.

Tenho uma porta em um dos patamares, poderei instalar uma cadeira elevatória?

Sim. Nestes casos, uma solução prática é usar uma guia dobrável. Principalmente no piso térreo, onde a cadeira vai ocupar mais espaço. Desta forma, a guia dobrar-se-á automaticamente quando a cadeira não estiver em uso. Portanto, não bloqueará a porta e não terá que fazer esforços incómodos.

Podem outras pessoas usar as escadas?

As guias e a cadeira usadas nestes sistemas estão projetadas para serem compactas. Ou seja, não ocuparão muito espaço e, portanto, as escadas podem ser utilizadas sem nenhum problema. Quando a cadeira não está em uso, o assento, o apoio para os pés e os apoios de braços dobram-se para que a escada fique habilitada para que o resto dos membros da família possam usar as escadas confortavelmente.

Necessito de algum tipo de obra para a instalação?

Na verdade, não. Esta é uma das vantagens das cadeiras elevatórias e o que leva muitos utilizadores a decidir-se por elas. As calhas desta cadeira adaptam-se às condições das casas, sem necessidade da realização de obras. Para isto fazem-se estudos e medições antes da instalação, para que ocupem o mínimo e não seja preciso fazer ajustes ou reformas na mesma.

Tenho que pedir uma licença para a instalação?

Não é necessário pedir licenças ou alvarás para este tipo de instalação em sua casa, uma vez que não se realiza nenhum tipo de obra para a sua instalação.

Como se fixa o sistema de orientação às escadas?

As cadeiras fixam-se com suportes diretamente na parede adjacente ou ao chão, utilizando suportes ajustáveis em altura e específicos para isto.

Posso instalar no exterior?

Sim. Existem modelos aptos para resistir às condições do exterior, como os elementos naturais. Neste caso, deve ser uma cadeira com materiais resistentes aos raios UV, guiada com materiais anticorrosivos, elementos eletrónicos com proteção adequada, etc.

Posso personalizar a minha cadeira?

Sim. Existem modelos com a possibilidade de selecionar entre diferentes acabamentos e cores, bem como modelos com diferentes formas e acabamentos, pelo que estas cadeiras podem ser um complemento mais integrado à casa, sem problema.

Perguntas frequentes sobre as cadeiras elevatórias, Obtenha até três cotações de diferentes empresas especializadas em elevadores e economize até 35% comparando

Scroll to Top