As plataformas elevatórias para deficientes, apesar dos avanços que a sociedade tem feito em termos de qualidade dos seus edifícios, existem ainda muitos edifícios, casas e locais públicos que têm um ou mais lances de escadas.
Isto pode ser um verdadeiro inconveniente para todos, mas o problema mais grave é quando alguém está bloqueado por esta barreira arquitectónica. Isto é especialmente verdade para os utilizadores de cadeiras de rodas que não têm opções para ultrapassar estes obstáculos.
Plataformas elevatórias para deficientes hoje em dia
Atualmente, os plataformas elevatórias para deficientes são uma parte essencial de qualquer casa com escadas e um utilizador de cadeira de rodas. Funcionando como a solução mais simples para o problema, não necessitam de obras de construção, o seu custo é muito baixo em comparação com a instalação de outros elevadores ou a realização de grandes obras de renovação. E mesmo a própria instalação é tão rápida que quase não causa qualquer inconveniente.
Ao utilizar um “carril” o elevador deslocar-se-á ao longo de uma secção pré-estabelecida, principalmente entre o início e o fim do voo das escadas. Basta colocar a cadeira de rodas no elevador e ligá-la. O movimento será seguro, suave e progressivo.
Embora todos os elevadores de cadeira de rodas tenham a mesma função, ao longo dos anos foram criadas múltiplas versões do mesmo produto. Contudo, com variações no design que podem ser mais adequadas para alguns locais do que para outros. Isto oferece uma vasta gama de escolha.
Elevadores verticais
As elevadores verticais são notáveis por serem os mais semelhantes a um elevador normal, com uma semi-abertura, há modelos com protecções de meia altura e outros com uma combinação de protecções e barras dobráveis para maior segurança quando em movimento.
É recomendado para diferenças de altura até três ou quatro metros, não ocupam qualquer espaço nas escadas, pois devem ser instalados num dos lados da escada ou num espaço independente da mesma.
A sua adaptabilidade torna-os ideais para qualquer espaço, e dependendo do modelo, podem requerer pouco ou nenhum trabalho de construção ou renovação para preparar o local.
Plataformas elevatórias de escadas
Uma plataforma elevatória, ao contrário dos elevadores verticais, estamos a falar de um elevador que é instalado no topo da própria escadaria e que, com a ajuda de carris, se desloca ao longo do curso da escadaria. Em termos de estética, estamos a falar de uma base ou plataforma que é completamente dobrável e especialmente adaptada aos utilizadores de cadeiras de rodas.
Elevador doméstico
Semelhantes aos elevadores convencionais, estes têm requisitos semelhantes, mas mais económicos, com uma capacidade de deslocação de até quatro ou cinco andares de altura e especialmente adaptados para instalação em casas particulares.
Por outro lado, têm a capacidade de se adaptar a qualquer espaço ou eixo disponível, uma vez que podem ser encomendados e fabricados com cabines totalmente personalizadas.
O preço de uma plataforma elevatória para deficientes
O preço de um elevador de cadeira de rodas pode variar muito, dependendo de vários aspectos.
O modelo que se adapta às nossas necessidades, a altura a ser poupada, se é ou não necessário trabalhar para equipar o espaço onde o elevador vai ser instalado e as características do elevador são, sem dúvida, algumas delas.
Com isto em mente, e tendo em conta as variantes que podem afectar o preço, um elevador de cadeira de rodas pode custar entre 6.000 – 8.000 euros e mais.